De acordo com a SEF-MG, a partir de fevereiro de 2020 alguns clientes que tiverem Cupom Fiscal ou emitirem Serie D devem implantar NFCe – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

Para implantação do módulo NFC-e, é necessário providenciar:
– certificado digital;
– internet;
– impressora não fiscal para emissão das notas (de acordo com a Legislação);
– Solicite a sua contabilidade realizar o cadastro da empresa junto à SEFAZ para autorização de emissão de NFC-e no ambiente de homologação e produção.
Será gerado pela SEFAZ o código CSC de autorização.

É importante frisar que a escolha pelo NFC-e deve ser analisada junto com a contabilidade, se é a melhor opção para a empresa no momento.

Para a instalação do módulo precisamos do Código CSC que será solicitado pela contabilidade, do Certificado Digital instalado na máquina e da Impressora Não Fiscal.

Para Impressora, recomendamos o uso da Impressora Térmica Print ID. Para acessar o orçamento, clique aqui.

Quanto ao sistema SGC, será preciso seguir as configurações e orientações abaixo:

Nos cadastros dos produtos você deve configurar:
– Nome resumido;
– Preço de venda;
– Estoque (Se controlar);
– Alíquota e CFOP (Na aba Fiscal no cadastro do produto);
– Código de barras (Na aba Geral e no campo materias 9 – Aba Adicional);
– NCM;
– CEST se for ST;
– Unidade de Medida;

No cadastros dos clientes (se o cupom for nominal):
– CPF/CNPJ;
– Endereço;

Concluída a instalação e configurações, deve ser feito um treinamento para explicação das mudanças neste novo processo. Entraremos em contato para agendar. O valor da hora técnica é R$130,00. Estima-se que com 1 hora seja suficiente.

Caso tenha um contrato com pagamento mensal, o valor do treinamento será cobrado na próxima mensalidade. Senão, o valor deve ser pago antecipadamente por depósito em conta.

Para clientes com contrato presencial, não será feita a cobrança do valor da hora de treinamento devido a seu contrato cobrir tais serviços.

As NFC-es devem ser impressas e entregues aos clientes, para essa situação recomendamos uma impressora térmica.

Exclusivo para clientes que possuem Cupom Fiscal:
Sobre as ECFs (Impressoras Fiscais) deverá ser analisado junto com a contabilidade se será arquivada ou cessado o uso. Caso for cessado o uso, esse processo é feito por uma interventora autorizada. Você pode optar por mandar a impressora diretamente para uma de sua confiança, ou solicitar que a LSoft faça o procedimento mandando para uma parceira. O valor aproximado é de R$350,00, dependendo do modelo da ECF e condições de frete.


Para dirimir dúvidas, visite o site de Perguntas e Respostas no endereço: http://www.sped.fazenda.mg.gov.br/spedmg/nfce/Perguntas-Frequentes/.

Nossos Clientes